SEMPI participa de workshop da Plan International em alusão ao Dia Internacional da Menina

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta sexta-feira (10), de um workshop promovido pela Plan International, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A atividade integra a campanha #MeninasOcupam, que marca o Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, e tem como objetivo estimular a participação e o protagonismo das meninas em espaços de poder e decisão.

O evento reuniu cerca de 70 meninas de diferentes regiões de Teresina para debater temas como sexualidade, direitos da criança e do adolescente, casamento precoce e educação. A SEMPI participou da ação com a presença de suas jovens aprendizes, que contribuíram com as discussões e compartilharam suas experiências sobre os desafios enfrentados por meninas e adolescentes.

“Hoje nós estamos aqui no Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizando um workshop com cerca de 70 meninas. Contamos com parcerias importantes, como a da Secretaria das Mulheres do Piauí, que também participa do movimento #MeninasOcupam, no qual meninas assumem simbolicamente cargos de liderança por um dia. Queremos que elas cresçam em um mundo onde possam viver livres, seguras e respeitadas”, destacou Tainá Lima, coordenadora da Unidade de Programas da Plan International em Teresina.

“A SEMPI participou do workshop junto com suas jovens aprendizes, debatendo temas como casamento precoce, gravidez na adolescência e sexualidade. Foi um momento importante de troca e escuta entre meninas e adolescentes. Essa parceria com a Plan International fortalece nosso compromisso com a promoção dos direitos das meninas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Louise Soares, coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da SEMPI.

A ação integra a programação conjunta da SEMPI e da Plan International em celebração ao Dia Internacional da Menina, que segue com atividades ao longo do mês de outubro em diversos espaços do estado.

Tags: , ,

 
 

Leia Também