SEMPI apresenta relatórios do Programa Pró-Equidade à Secretaria das Relações Sociais e ao Interpi

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião com representantes da Secretaria das Relações Sociais (SERES) e do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi) para apresentar os relatórios individuais elaborados a partir das fichas perfil preenchidas por servidores e servidoras das instituições.

A ação integra as atividades do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, que tem como objetivo promover ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e livres de discriminação, além de enfrentar o racismo, o assédio moral e sexual, fortalecendo o compromisso do Estado com a equidade e os direitos humanos.

“Hoje nós realizamos reunião com a SERES e o Interpi para apresentar o relatório diagnóstico do Programa Pró-Equidade, com base nos dados de 2024. Foi um momento muito proveitoso, porque conseguimos otimizar as ações do programa a partir de um diálogo mais próximo com cada órgão. Essa troca permite compreender melhor a realidade de cada instituição e desenvolver ações mais eficazes. Temos observado comitês muito comprometidos e buscamos integrar e replicar as boas práticas, além de aperfeiçoar o trabalho do comitê gestor da SEMPI. Estamos construindo uma rede sólida, baseada em parceria e resultados concretos”, destacou Ayra Dias, coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do Programa Pró-Equidade.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da SERES, Aieska Sudário, ressaltou a importância do momento para avaliação e aprimoramento das ações:

“A reunião foi bem produtiva. Analisamos o relatório referente a 2024, identificando pontos positivos e aspectos que precisam ser ajustados. Discutimos maneiras de fortalecer as boas práticas e corrigir as disparidades encontradas. Foi um encontro muito rico em orientações e aprendizados.”

A gerente de Pessoas e Talentos do Interpi, Dina Coelho, também destacou o impacto da ação:

“Foi muito importante receber as representantes da SEMPI trazendo informações e dados tão relevantes do Pró-Equidade. Esses resultados são fundamentais para o nosso planejamento anual e para aprimorar as práticas internas voltadas à valorização e ao respeito no ambiente de trabalho. Estamos muito felizes com essa parceria.”

Com o Programa Pró-Equidade, o Governo do Piauí reafirma o compromisso de promover igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e ambientes institucionais mais seguros e inclusivos para todos e todas.

Tags: , ,

 
 

Leia Também