A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realiza, nesta quarta-feira (22), mais uma ação do Ônibus Lilás, que estará no município de São Félix do Piauí oferecendo atendimento, escuta especializada e informações para mulheres em situação de violência. As atividades acontecerão a partir das 8h, na Praça Imaculada Conceição, reunindo diversos órgãos parceiros em uma manhã de serviços, diálogo e orientação à população.
Durante a ação, serão ofertados atendimentos de saúde, assistência social, educação e cidadania. A Secretaria Municipal de Saúde realizará aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações voltadas à promoção da saúde da mulher, dentro da programação do Outubro Rosa. A Secretaria Municipal de Educação participará com ações de busca ativa escolar, enquanto a Secretaria Municipal da Mulher prestará orientações e encaminhamentos para casos de vulnerabilidade e violência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também estará presente com atendimentos do CRAS e do PAIF, acolhimento e acompanhamento familiar, atividades lúdicas com o programa Criança Feliz, apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e atualização do Cadastro Único, além de orientações sobre benefícios sociais.
A SEMPI promoverá uma roda de conversa com a comunidade, com palestra temática, entrega de materiais informativos e atendimentos individualizados, além de dialogar sobre o fortalecimento da Rede Estadual de Atendimento às Mulheres.
A ação contará ainda com o apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE), oferecendo serviços jurídicos gratuitos como reconhecimento e dissolução de união estável, divórcio consensual e reconhecimento de paternidade, e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que fará a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do Instituto de Cidadania Digital do Piauí.
A iniciativa reforça o compromisso da SEMPI em levar políticas públicas e serviços essenciais às mulheres em todo o estado, com foco na promoção da autonomia, no enfrentamento à violência e na garantia de direitos.

Tags: #mulheres, #SEMPI, ÔnibusLilás