Em Amarante, Coordenadora da Mulher articula a criação do Organismo de Políticas para as Mulheres

A coordenadora do Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve numa reunião em Amarante com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Tércia Carvalho, para articulação da de Rede de Enfretamento à violência doméstica no município.

Com a presença das secretárias Jesuíla Vilarinho – Educação, Claudiana Matos – Saúde, Jéssica Soares – Finanças, e Patrícia Drummond (Gabinete), a reunião , realizado na sede da prefeitura,, trouxe como pauta a discussão acerca da criação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), em Amarante. Foram também convidadas para participar do encontro as vereadoras Clara Brandão, Cinara Queiroz e Luíza Neta.

A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca que ter um diálogo do estado com o poder público municipal e movimentos sociais fortalece as políticas paras as mulheres no Piauí.

“As políticas para as mulheres são trabalhadas em rede. Precisamos integrar essa rede para o fortalecimento do enfrentamento da violência, o que vai trazer mais políticas para as mulheres em Educação, Saúde e na área de autonomia econômica e financeira. Amarante é uma cidade importante e tem esse espaço para que a gente possa, além de fortalecer essa política, trazer novas ações”, Afirma, coordenadora de Estado .

A secretária Ana Tércia considerou positiva a reunião e falou que o município vai fortalecer a rede com a criação da Secretaria das Mulheres. “Por causa da pandemia, nós demos uma parada nas ações que já executamos. Estamos retomando com as atividades, mas precisamos fortalecer essa rede. O prefeito (Diego Teixeira), pensando nesse fortalecimento, vai criar a Secretaria das Mulheres no município. Essa discussão que tivemos hoje, sem dúvida fortalece as ideias, a rede e ainda integra os poderes, o que vai nos estruturar melhor para a criação da secretaria no início do próximo ano”,