Lançamento do Ônibus Lilás, na comunidade Boa Hora.

A primeira etapa das ações da Unidade para Atendimento a Mulheres em situação de Violência iniciou na última terça-feira(03), na comunidade Boa Hora, na escola Conselheiro Saraiva. As atividades iniciaram com a solenidade falando do Agosto Lilás e os serviços oferecidos pelo Ônibus Lilás com a presença da Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, Secretária Municipal de Mulheres, Karla Berger e demais autoridades.

O Ônibus Lilás foi reativado pelo Governo do Piauí, através da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, em 2021.É um projeto que surgiu pelo Governo Federal em 2011 resultado das demandas da Marcha das Margaridas. “É uma parceria muito importante com as prefeituras para a retomada desse projeto na nossa capital e municípios. São várias mulheres que estão acessando esses canais de atendimento, fortalecendo as políticas de atendimento à mulher e por isso o trabalho tem que ser em rede. O ônibus lilás irá percorrer mais 30 municípios, na zona rural e é importante destacar que os movimentos sociais são essenciais na realização do projeto porque estão no dia a dia efetivando as políticas desenvolvidas pelo Estado., pontua Zenaide Lustosa, coordenadora da Cemp.

“O Ônibus Lilás fortalece as políticas para as mulheres na capital e municípios envolvendo diversos órgãos da rede de atendimento à mulheres em situação de violência. Através deste projetos é possível fazer a prevenção da violência doméstica através de palestras e oficinas de empoderamento econômico e também realizar acompanhamento psicossocial” , acrescenta Zenaide Lustosa.

Na comunidade Boa Hora foi oferecido vários serviços entre eles atendimento jurídico, emissão de carteira de identidade, realização de testes de Aids, Sífilis, Covid-19. Além disso, está tendo informações sobre a prevenção da violência doméstica, Lei Maria da Penha, Disque 180 e os serviços da Rede de Enfrentamento à violência doméstica.