SEMPI e SESAPI debatem relatórios individuais do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) se reuniu, nesta terça-feira (04), com a Coordenação de Equidade da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) para avançar nas ações do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O encontro teve como objetivo apresentar ao comitê interno da SESAPI os relatórios individuais produzidos a partir das fichas de perfil preenchidas por servidores e servidoras, além de definir estratégias para qualificar a implementação do programa dentro do órgão.

Para o coordenador de Equidade em Saúde da SESAPI, Felipe Silva, o encontro representou um avanço importante na compreensão dos desafios a serem enfrentados. “A reunião foi bastante produtiva, especialmente pelos dados que já foram coletados na edição passada. O esclarecimento desses dados, mostrando tanto os pontos positivos quanto os negativos, vai nos ajudar a direcionar melhor as ações da próxima edição, para que cada vez mais a gente consiga alcançar mais equidade para o trabalhador e a trabalhadora”, afirmou.

A técnica da Coordenação de Equidade da SESAPI, Norma Alberto, ressaltou o impacto dos dados apresentados pela SEMPI. “Essa reunião de hoje, para mim, foi um divisor de águas. A equipe da SEMPI trouxe um consolidado dos dados da ficha perfil da SESAPI, e foi quando tivemos acesso ao conjunto dos dados de forma objetiva. Isso nos permitiu conhecer detalhadamente o perfil de servidores e servidoras em termos de gênero, escolaridade, raça, forma de contratação e também suas vivências dentro da SESAPI. Esses dados nos oferecem subsídios essenciais para elaborar um plano de trabalho e apresentar propostas à gestão para enfrentar marcadores de violência, como racismo, capacitismo, etarismo, violência de gênero e discriminação racial. Mais que uma ação de coordenação ou de comitê, isso precisa ser um compromisso político da gestão. Estamos animados e animadas para trabalhar agora com mais afinco em cima desses dados”, destacou.

O Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade busca promover ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e livres de discriminação, combatendo práticas de racismo, assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência institucional.

O encontro reforça o compromisso conjunto entre SEMPI e SESAPI em fortalecer a promoção da equidade e dos direitos no ambiente de trabalho, garantindo condições mais dignas, seguras e inclusivas para todos os profissionais da saúde do Piauí.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também