Secretária das Mulheres participa da formação da 4ª turma da Escola de Eletricistas em Teresina

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta quarta-feira (05), da formação da quarta turma da Escola de Eletricistas em Teresina. A iniciativa, fruto de parceria entre a Equatorial Piauí e o SENAI, capacitou gratuitamente 22 profissionais, entre homens e mulheres, para atuarem no setor elétrico.

Durante a solenidade, Zenaide Lustosa falou sobre as parcerias entre a SEMPI e a Equatorial Piauí, além de destacar a importância da qualificação profissional para ampliar a presença feminina em áreas historicamente ocupadas por homens.

“No ano passado, a SEMPI realizou uma parceria com Equatorial Piauí para divulgar o canal ‘Ei, Mermã, Não Se Cale’ nas contas de energia. É um canal disponível 24 horas para orientar e acolher mulheres em situação de violência em todos os 224 municípios. É um trabalho que começou com desafios, mas que hoje se consolidou como uma ferramenta essencial de proteção”, afirmou.

“O setor elétrico é, culturalmente, um espaço predominantemente masculino, especialmente nas áreas de engenharia e eletricidade. Mas queremos mudar essa realidade, ampliando a participação feminina nesses cursos e no mercado de trabalho. Falo de desafios, mas também de respeito, respeito às mulheres que entram na área e respeito às consumidoras, que são, em grande parte, atendidas por esses profissionais”, destacou.

Ao final, a secretária reforçou o compromisso da SEMPI em expandir iniciativas que promovam autonomia e proteção.

“Seguiremos firmes nessa parceria para que possamos salvar vidas, fortalecer políticas de enfrentamento à violência e garantir que mais mulheres ocupem espaços do mercado de trabalho, inclusive aqueles onde historicamente foram sub-representadas.”

Tags: ,

 
 

Leia Também