A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), por meio do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, realizou, nesta terça-feira (11), rodas de conversa sobre Diversidade Sexual e de Gênero, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). A atividade reforça o compromisso conjunto das instituições com a promoção da inclusão, do respeito e da equidade no ambiente educacional.
A gerente de Inclusão e Diversidade da SEDUC, Maria do Carmo Fernandes, destaca a importância da iniciativa: “O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa fundamental para promover justiça social, diversidade e inclusão dentro das instituições públicas e privadas do Piauí. Quando aplicado aqui na SEDUC, sua importância se amplia, pois temos um papel estratégico na formação dos cidadãos. A SEDUC vem fortalecendo a inclusão das temáticas de gênero, raça e diversidade não só entre os profissionais, mas também entre os estudantes, garantindo que a educação pública contribua para formar cidadãs e cidadãos respeitosos e conscientes da diversidade humana.”
Participante da formação, o jovem aprendiz Robert Iarley, do Espaço da Cidadania do Dirceu, ressaltou a relevância do debate: “Hoje estamos aqui na Escola Fazendária vendo uma palestra sobre diversidade. Eu acho que é um tópico importante a ser abordado porque prepara a gente mentalmente para lidar com essa diversidade no dia a dia. Ainda não é algo comum para todo mundo, mas está se tornando, e tem gente que ainda não lida bem. Então é um tema importante, que deve ser falado, porque prepara não só a nossa geração para lidar melhor com isso, mas também as próximas, para que seja algo cada vez mais aberto para ser discutido.”
A SEMPI segue fortalecendo, por meio do Pró-Equidade, ações formativas que contribuem para ambientes institucionais mais inclusivos e comprometidos com a promoção dos direitos humanos, da igualdade e do respeito à diversidade.










Tags: #mulheres, #SEMPI, Programa Pró-Equidade