ÔNIBUS LILÁS chega na comunidade Santa Teresa

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça , Centro de Referência Esperança Garcia, Fundação Municipal de Saúde estiveram na comunidade Santa Teresa, na Escola Municipal Santa Teresa oferecendo serviços através do ônibus lilás.

Segundo Maria Francisca de 35 anos ” O ônibus lilás me permitiu tirar os documentos dos meus filhos e isso é muito bom porque as coisas é tudo distante. Eu também fiz corte de cabelo e sobrancelhas e tirei algumas duvidas que tinha sobre violência doméstica com a defensora que me atendeu. Esse ônibus lilás deveria está todo ano na região”

O Ônibus Lilás tem a finalidade de inteirar a população da importância do enfretamento à violência doméstica utilizando varias estratégias para explanar sobre o que é a Lei Maria da Penha. Por isso, para ter acesso aos serviços as mulheres precisam comparecer a partir das 8 horas, apresentando os documentos de RG e CPF e caso não tenham levar o documento que tiver para dar inicio a retirada da documentação básica de identificação social

O ônibus
Os são ônibus adaptados e equipados com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para escutar as denúncias das mulheres e para prestar o primeiro atendimento. Eles circularão pelas áreas mais remotas e afastadas dos centros urbanos, possibilitando o acesso das mulheres que vivem nessas regiões aos serviços dos CRM´s, com orientação adequada e humanizada.

Foto: Ascom