A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) recebeu, nesta segunda-feira (24), a visita da assistente social da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Leina Mônica. O encontro teve como objetivo dialogar sobre parcerias institucionais, especialmente no fortalecimento de ações de prevenção à violência contra a mulher no ambiente escolar.
Durante a reunião, a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim, destacou o alinhamento entre as instituições e o planejamento de ações conjuntas dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
“No dia 11 de dezembro, teremos uma parceria com o Tribunal de Justiça para o lançamento de um projeto voltado ao chamamento dos homens para o enfrentamento à violência contra a mulher. Também já fizemos o convite para o Tribunal participar do nosso seminário sobre mulheres na política, fortalecendo ainda mais essa relação institucional”, afirmou.
Leina Mônica ressaltou o interesse do Tribunal em ampliar a atuação nas escolas, por meio do projeto Maria da Penha nas Escolas, desenvolvido pela SEMPI. Segundo ela, magistradas de várias comarcas têm demonstrado preocupação com o aumento de casos de violência em relacionamentos entre jovens, reforçando a importância do diálogo e da prevenção no ambiente escolar.
“Temos recebido muitas demandas das comarcas para fortalecer a prevenção à violência doméstica nas escolas. Vim hoje conhecer melhor o projeto da SEMPI para que possamos construir uma parceria que leve essa formação aos municípios”, explicou.
A coordenadora de Educação da SEMPI, Janaína Rodrigues, apresentou o projeto e reforçou sua importância na formação de profissionais da educação e no enfrentamento às violências desde a base.
“O projeto Maria da Penha nas Escolas é uma formação voltada para profissionais da educação, que acontece a partir de uma lei estadual de 2023, que garante uma semana no calendário letivo dedicada ao debate sobre violência contra a mulher. Nosso objetivo é preparar esses profissionais para acolherem essas situações no cotidiano escolar, compreendendo a Lei Maria da Penha e o papel fundamental da escola na prevenção dessas violências. O projeto foi lançado em agosto desse ano, em São Félix do Piauí, e agora buscamos novas parcerias para expandir e alcançar o maior número de municípios possível”, explicou Janaína Rodrigues.
A visita marca mais um avanço na articulação interinstitucional para fortalecer a prevenção à violência contra a mulher no Piauí, especialmente por meio da educação, reafirmando o compromisso do Estado com políticas públicas integradas e permanentes.


