SEMPI participa do evento Ocupa Estação em alusão ao Dia da Consciência Negra

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta quarta-feira (26), do evento Ocupa Estação, promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Realizado na Estação Ferroviária de Teresina, o encontro teve como objetivo valorizar as expressões culturais afro-brasileiras e evidenciar o papel do patrimônio cultural na construção de políticas de reparação histórica.

A programação contou com exibição de filme, apresentações culturais, palestras, visita guiada, além de momentos de diálogo entre comunidades tradicionais, instituições públicas, artistas e a sociedade piauiense.

Representando a SEMPI, a gerente da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Joelfa Farias, destacou a importância de inserir o debate sobre gênero e raça nas discussões sobre patrimônio e reparação.

“Hoje, representando a Secretaria das Mulheres, participei do Ocupa Estação do Iphan, que traz essa discussão sobre patrimônio e reparação na perspectiva afro-brasileira. Levei um pouco da força do matriarcado, das políticas efetivas voltadas para as mulheres negras que existem na Secretaria das Mulheres, e também falei sobre como o nosso país foi estruturado a partir dessa força do matriarcado, de como mulheres negras libertaram outras pessoas através do seu trabalho e da sua autonomia. Também destaquei a importância das políticas de reparação como instrumento fundamental no combate ao racismo”, afirmou Joelfa Farias.

Confira a programação completa dos 21 Dias de Ativismo:

Lançamento da Campanha
Local: Escola do Mar, em Luís Correia
Data: 25 de novembro

Blitz informativa
Local: Parque da Cidadania, Av. Frei Serafim, 110 – Cabral, Teresina – PI
Data: 25 de novembro

Oficinas – Campanha Laço Branco
Local: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Data: 26 de novembro

Marcha das Mulheres Negras
Local: Brasília/DF
Data: 23 a 26 de novembro

Ocupa Estação, em parceria com o IPHAN
Local: Estação Ferroviária de Teresina, bairro Cabral
Data: 26 de novembro

Ônibus Lilás – Rodas de conversa nas comunidades
Local: A definir
Data: 25 de novembro a 5 de dezembro

Workshop da Lei do 5%
Local: Auditório da Escola Fazendária
Data: 27 de novembro

Diálogos para a Igualdade Racial na Gestão Pública
Local: Auditório Deputada Francisca Trindade – Escola Fazendária
Data: 28 de novembro

Dia M – Diálogos na Casa da Mulher Brasileira, em comemoração ao 2 anos de funcionamento e 20 anos do Ligue 180
Local: Casa da Mulher Brasileira de Teresina
Data: 02 de dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual
Local: Novo Alphaville/Teresina
Data: 03 de dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual – Ciclo de debates para Gestores e Lançamento da Cartilha Estadual
Local: Auditório da ETIPI
Data: 05 de dezembro

3º Encontro de Comitês Internos – Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade
Local: A definir
Data: 04 de dezembro

Rodas de conversa com homens servidores públicos (Campanha do Laço Branco)
Local: A definir
Data: 06 a 10 dezembro

Campanha Sem Assédio Moral e Sexual – Oficina Formativa
Local: SEAD
Data: 09 de dezembro

II Seminário “Mulheres na Política”
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí
Data: 11 de dezembro

Tags: , , ,

 
 

Leia Também