Ônibus Lilás chega na comunidade Taboca do Pau Ferrado

A coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as mulheres realizou na comunidade Taboca do Pau Ferrado, no Colégio Coração Sagrado de Jesus, os serviços do Ônibus Lilás, através de parceria com a Secretária Municipal de Mulheres, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Comissão da Mulher Advogada e os órgãos da Rede de Enfrentamento à violência doméstica.

As mulheres tiveram oportunidade de realizar o teste do Covid-19, participar da Palestra do Centro de Referência Esperança Garcia sobre os tipos de violências domésticas e os seus direitos assegurados na Lei Maria da Penha, tiveram um momento de embelezamento podendo fazer corte de cabelo e sobrancelhas para que possam reconstruir a autoconfiança na própria imagem e além disso estiveram tirando os documentos de identificação social e diálogo com a Defensoria Pública.

As atividades do Ônibus Lilás acontecem no mês do Agosto Lilás em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha. “O fortalecimento das políticas para as mulheres acontece quando todos os órgãos e comunidade empenham-se juntos no enfrentamento à violência doméstica. O governo tem investido cada vez mais em campanha e ações para o empoderamento econômico da mulher para que ela possa ter condições de quebrar o ciclo de violência, pois sabemos que muitas mulheres sofrem violência e não denunciam por conta de dependência econômica” afirma a Coordenadora de Estado de Políticas para Ônibus Lilás chega na comunidade Taboca do Pau Ferradoas mulheres, Zenaide Lustosa.

“Os Ônibus Lilás impactam positivamente nas comunidades e principalmente na vida das mulheres rurais, pois muitas denúncias passam a ser feitas nas delegacias do município após a experiência de serem assistidas pelos órgãos da Rede de Enfrentamento à violência doméstica. Com isso, percebemos a importância da ação e da rede está fortalecida no combate à violência doméstica”, afirma Zenaide Lustosa.