Nesta quinta-feira (04), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), por meio do Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, participou do Seminário “Equidade Racial na Gestão Pública”, iniciativa promovida pela Secretaria do Planejamento (SEPLAN) e integrada às ações do Comitê Permanente de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão.
O encontro reuniu gestores, especialistas e representantes de órgãos públicos para discutir políticas que fortaleçam a diversidade e a equidade racial na administração pública estadual. A programação abordou temas essenciais para a ampliação da participação de grupos sub-representados e para a promoção de práticas institucionais mais inclusivas.
Durante o seminário, foi apresentado o Baobá Conexões, banco de currículos de pessoas negras qualificadas para ocupar cargos na gestão pública, reforçando o compromisso da SEPLAN em implementar mecanismos efetivos de promoção da equidade racial.
A coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do programa Pró-Equidade, Ayra Dias, destacou a importância da iniciativa e os avanços debatidos durante o evento.
“Essa ação demonstra o compromisso da Secretaria de Planejamento com a pauta da equidade. A SEPLAN mantém um comitê permanente e desenvolve iniciativas fundamentais para que possamos avançar nesse campo. Um dos destaques foi a apresentação do banco de currículos de pessoas negras, o Baobá Conexões, que oferece aos gestores públicos um levantamento de profissionais negros qualificados para assumir cargos na administração. É um avanço significativo na execução dessa política pública. Tivemos também uma roda de conversa com a participação da superintendente de Promoção dos Direitos Humanos da SASC, Sônia Terra, contribuindo para qualificar ainda mais as ações do programa. Tudo isso reforça e evidencia o compromisso do Governo do Piauí com a promoção da equidade”, afirmou.




Tags: #mulheres, #SEMPI, Programa Pró-Equidade