SEMPI se reúne com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher para discutir funcionamento do Centro de Referência da Mulher Brasileira de São Raimundo Nonato

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento, se reuniram, nesta quarta-feira (14), com representantes dos movimentos sociais e da rede de enfrentamento à violência contra a mulher de São Raimundo Nonato, para discutir o funcionamento do Centro de Referência da Mulher Brasileira do município, que será inaugurado no dia 27 de janeiro com a presença do governador Rafael Fonteles e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Durante a reunião, foram discutidos os serviços que serão ofertados no espaço, o atendimento psicossocial e a organização do fluxo de acolhimento das mulheres em situação de violência, em articulação com o município.

“Em parceria com a prefeitura, estamos estruturando não apenas os profissionais que irão atuar no Centro, mas também o atendimento das mulheres que procuram o serviço. O Centro de Referência atenderá não só as mulheres de São Raimundo Nonato, mas também as de outros municípios que buscam atendimento aqui. É um equipamento fundamental no enfrentamento à violência contra as mulheres e um avanço na implementação da Lei Maria da Penha, ao interiorizar os serviços para mulheres em situação de violência doméstica e familiar”, destacou a secretária Zenaide Lustosa.

A primeira-dama de São Raimundo Nonato e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Talita Ribeiro, ressaltou a importância da integração entre os diversos órgãos da rede após a inauguração do equipamento.

“A agenda de hoje foi extremamente importante. Conseguimos reunir representantes da saúde, da assistência social, da segurança e da justiça. Quando todos esses órgãos caminham juntos, a rede funciona de forma mais efetiva. Nossa tratativa foi definir as diretrizes que o município vai seguir após a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira. Além desse equipamento, também será inaugurada a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, e precisamos de um plano de ação que integre o Centro, a Casa de Acolhimento, as secretarias estadual e municipal, o CREAS e os CRAS, para atender não apenas São Raimundo Nonato, mas todo o território Serra da Capivara”, afirmou.

Representando a Secretaria Municipal das Mulheres, a assistente social Célia Brasil destacou o alcance regional do equipamento.

“O Centro de Referência da Mulher Brasileira que vai atender todo o território Serra da Capivara é mais uma conquista para o nosso município. A partir do dia 27, o Centro já estará disponível para atender as mulheres de toda a região”, disse.

A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de São Raimundo Nonato, Cíntia Vasconcelos, enfatizou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência.

“Hoje foi um momento muito importante diante do cenário que temos observado, não só no Piauí, mas em todo o Brasil, de aumento da violência contra a mulher. Iniciativas como essa fortalecem a rede e engrandecem as instituições. A Polícia Civil está empenhada em colaborar para a redução da violência, buscando estratégias conjuntas para enfrentar esse problema grave e urgente”, destacou.

O Centro de Referência da Mulher Brasileira de São Raimundo Nonato ficará localizado na Rua Virgilio Deusdará, nº 233, no centro da cidade.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também