A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta segunda-feira (19), da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), em Teresina.
O encontro, que segue até esta terça-feira (20), tem como objetivo aprovar 30 propostas voltadas à promoção do desenvolvimento dos povos do campo, organizadas em cinco eixos temáticos. A conferência também irá eleger 36 delegados e delegadas que representarão o Piauí na etapa nacional da Conferência Nacional, prevista para março de 2026.
Durante sua participação, a secretária destacou a importância do debate territorial e da construção coletiva de políticas públicas sustentáveis e solidárias, com atenção especial ao papel das mulheres na agricultura familiar.
“Temos representação de todos os territórios de desenvolvimento do estado do Piauí, dialogando sobre a importância de pensar o território a partir de suas peculiaridades, de forma sustentável e solidária, com um olhar que envolve o social, a educação e a política. As propostas construídas coletivamente vão permitir avanços na agricultura familiar, que hoje é responsável por cerca de 80% dos empreendimentos agropecuários do Piauí e por 49% na região Nordeste. Esses dados nos permitem desenvolver políticas sustentáveis para as mulheres, que são maioria e participam ativamente desses empreendimentos, além de pensar estratégias relacionadas à questão climática e ao fortalecimento desses espaços de construção coletiva, em articulação com o Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura Familiar”, destacou Zenaide Lustosa.





