A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta terça-feira (20), de uma reunião com a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), a Secretaria da Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o objetivo de dialogar sobre o fortalecimento e a organização das ações do Fórum Inter-religioso do Piauí.
O encontro teve como foco a construção de um plano de trabalho conjunto, voltado à promoção do respeito à diversidade religiosa, ao diálogo inter-religioso e à convivência democrática entre diferentes expressões de fé, articulando instituições públicas e organizações da sociedade civil.
De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Povos Originários e Tradicionais da SEMPI, Lya Galvão, a reunião marca um passo importante para a consolidação do Fórum. “A reunião teve o objetivo de articular ações que dialoguem com o poder público e a sociedade civil sobre diversidade religiosa e convivência democrática. Nós iremos construir um plano de trabalho, com a definição de reuniões periódicas, ações formativas e, futuramente, a elaboração de uma cartilha sobre diversidade religiosa, reforçando o papel e a importância do Fórum no estado”, destacou.
Durante o encontro, também foi debatida a importância do dia 21 de janeiro, data nacional de enfrentamento ao racismo religioso, bem como a construção de uma programação de atividades para os próximos meses. Para a superintendente de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, a iniciativa representa o início de uma agenda contínua. “Estivemos tratando da relevância do 21 de janeiro e pensando em atividades que dialoguem com essa pauta ao longo do ano. É um primeiro passo de muitas ações que ainda serão desenvolvidas para o enfrentamento ao racismo religioso no Piauí”, afirmou.





