Nesta quinta-feira (29), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou do III Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais, realizado no auditório da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA/PI). O evento foi promovido em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
O seminário teve como foco a promoção dos direitos humanos, o fortalecimento da cidadania e a integração das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais para o diálogo e a construção de estratégias de enfrentamento às desigualdades e violências.
Durante sua participação, a secretária Zenaide Lustosa destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria das Mulheres para a promoção da equidade e da inclusão, especialmente no âmbito da administração pública. “Nós temos o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, voltado para servidoras e servidores públicos, por meio do qual dialogamos permanentemente sobre os grupos historicamente marginalizados. Entendemos que a transformação começa dentro de casa, porque enquanto agentes públicos temos o dever de dialogar com a sociedade e dar retorno à população”, afirmou.
Zenaide Lustosa também ressaltou as iniciativas voltadas à inclusão de mulheres trans e travestis no mercado de trabalho. “A Secretaria das Mulheres atua com programas de inclusão que envolvem parcerias com o Governo Federal e o Governo do Estado para a contratação de mulheres trans e travestis. Já tivemos as primeiras contratações no Piauí e novas vagas serão abertas, ampliando essas oportunidades para outros municípios, por meio da parceria com a SASC e com o Centro de Referência Raimundo Pereira”, destacou.
A participação da SEMPI no seminário reafirma o compromisso do Governo do Piauí com a construção de políticas públicas inclusivas, que promovam dignidade, equidade e respeito à diversidade em todo o estado.














Tags: #mulheres, #SEMPI, Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais