SEMPI participa de capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher em Valença do Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nos dias 29 e 30 de janeiro, da Capacitação da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher de Valença do Piauí, realizada no Fórum do município. A atividade reuniu profissionais e representantes dos serviços que atuam na defesa dos direitos das mulheres, promovendo um momento de formação, alinhamento e fortalecimento da atuação em rede.

Durante a capacitação, os participantes construíram de forma coletiva a organização dos serviços, o fluxograma de atendimento e firmaram um pacto de compromisso voltado à garantia de um atendimento humanizado, integrado e eficaz às mulheres em situação de violência.

Para a coordenadora da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher de Valença, Mauricélia Sousa, a participação da SEMPI foi fundamental para o fortalecimento da política local. “Essa articulação com os órgãos estaduais fortalece a nossa luta, nos mostra que não estamos sozinhas e dá mais sustentabilidade às ações. Esperamos que essa parceria continue e que a SEMPI retorne mais vezes a Valença”, destacou.

Diretrizes da Rede de Atendimento à Mulher para 2026

Ao final da capacitação, foram definidas diretrizes prioritárias para orientar as ações da Rede de Atendimento à Mulher no município ao longo de 2026, entre elas:

  • Criação do fluxo e dos protocolos de atendimento e encaminhamento;
  • Implementação de grupos reflexivos com homens;
  • Implantação da Delegacia da Mulher, com estrutura adequada e profissionais femininas no atendimento;
  • Articulação com o projeto Jesus é Vida para o acolhimento de mulheres em risco iminente de violência;
  • Construção de uma agenda conjunta de eventos;
  • Realização de momentos de sensibilização durante o Carnaval de 2026, nos espaços de shows;
  • Efetivação do Programa Pró-Mulher;
  • Capacitação específica para profissionais da área da beleza.

A participação da SEMPI reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das redes locais de proteção, a interiorização das políticas públicas para as mulheres e a promoção de um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado em todo o Piauí.

Tags: , ,

 
 

Leia Também