A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) lançou, nesta quinta-feira (12), o Bloco “Só Se Eu Quiser! Não é Não!”, ação realizada anualmente como parte da campanha estadual de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. A iniciativa tem foco especial no combate à importunação sexual, reforçando que esse tipo de conduta é crime e não deve ser tolerado, especialmente durante o período carnavalesco.
A concentração ocorreu em frente à Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), no Centro de Teresina. O bloco seguiu pelas ruas da região central até a Praça Pedro II, levando ações educativas, distribuição de materiais informativos e orientações ao público sobre prevenção à violência contra as mulheres, em meio a música, animação e mobilização social.
Para a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, a mensagem da campanha é clara e direta. “No bloco ‘Só Se Eu Quiser! Não é Não!’, reforçamos que depois do não, tudo é violência e tudo é assédio. Essa é uma campanha do Governo do Estado contra a importunação sexual e em defesa do respeito às mulheres”, destacou.
O evento marcou a abertura oficial do Carnaval 2026 no estado e contou com a participação integrada de diversas Secretarias e órgãos do Governo do Estado, reafirmando o compromisso institucional com a promoção de um carnaval seguro, respeitoso e livre de violências.































Tags: #mulheres, #SEMPI, Bloco “Só Se Eu Quiser! Não é Não!”, Carnaval 2026