26 De Agosto- Dia Mundial da igualdade Feminina

26 DE AGOSTO- DIA MUNDIAL DA IGUALDADE FEMININA-

O dia 26 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Igualdade Feminina A data reforça a necessidade da sociedade realizar uma reflexão sobre as diferenças de gênero e desenvolver ações efetivas para conquistar a equidade nas diferentes esferas da sociedade. Portanto, é uma busca das mulheres pelo acesso a direitos civis, condições igualitárias de trabalho e representatividade política.

A celebração começou nos Estados Unidos. No dia 26 de agosto de 1920, foi aprovada a 19ª emenda da constituição que dava às mulheres o direito ao voto. Esse foi um marco na luta pelo sufrágio feminino e pela igualdade política. Nessa mesma data, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda.

A aprovação da emenda influenciou no movimento sufragista ao redor do mundo. No Brasil, o voto feminino só foi permitido em 1934 e só se tornou obrigatório em 1946. No ano de 1934, as mulheres conquistaram a licença-maternidade. A Constituição previa que as mulheres pudessem ficar sem trabalhar um mês antes e um mês após o nascimento do bebê, além da proibição da demissão de gestantes.

O anticoncepcional, outra conquista que contribuiu para o poder de escolha da mulher em relação ao corpo e à gravidez, foi legalizado e passou a ser comercializado no Brasil em 1962.

Apesar das conquistas de direitos e dos avanços que ocorreram ao longo dos anos, a CEPM continua desenvolvendo ações e projetos para que as mulheres ocupem os espaços de poder.

 
 

Leia Também