Na última terça-feira (01) foi realizado a atividade em alusão aos 15 anos da Lei Maria da Penha (Agosto Lilás), na Penitenciária Feminina de Teresina, com 21 detentas. A ação foi conduzida pela coordenadora de diversidade da CEPM, Brenda Félix, coordenadora de enfrentamento à violência CEPM, Mariana Carvalho, Cristiane de Praga, gerente da Penitenciária Feminina, Stella Araújo? coordenadora de odontologia da Sejus, Emanuelle Leal coordenadora de psicologia da Sejus e a Diretora da penitenciária, Cristiane de Praga. Durante a palestra foi destacado assuntos relacionados a importância do Agosto lilás, Violência contra mulher e direitos de mulheres lésbicas me bissexuais e transexuais na perspectiva de gênero.
As mulheres mesmo reclusa na prisão não escapam da violência contra a mulher, pois muitas tem companheiros que violentam sexualmente, psicologicamente, fisicamente, moralmente e patrimonialmente fora das selas e durante as visitas . Por isso, ações como estas de formação contribui para que estáss mulheres quebrem o ciclo da violência e possam reconstruir as suas vidas após deixarem a prisão.
Dentre os temas abordados estão a cultura do machismo na sociedade brasileira, feminicídio, relacionamento abusivo e como identificá-lo, as diversas maneiras de violência doméstica, entre outros assuntos.
No local, orientações também foram oferecidas às internas através de uma ação de conscientização desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, Igualdade Racial e respeito à diversidade na sociedade.