SEMPI realiza formação do projeto Maria da Penha nas Escolas com estudantes da UESPI

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta sexta-feira (24), uma formação do projeto Maria da Penha nas Escolas com estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A intenção é ampliar o alcance do projeto por meio da parceria com a universidade, envolvendo discentes na abordagem de teorias de gênero e na qualificação pedagógica de futuros educadores para o enfrentamento à violência contra as mulheres no ambiente escolar.

“A proposta é envolver os estudantes no desenvolvimento do projeto, levando às escolas a discussão sobre gênero e a qualificação de educadores, conforme previsto no Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio. É uma forma de ampliar o alcance da ação e fortalecer a formação desses futuros profissionais”, explicou a gerente de Enfrentamento à Violência da SEMPI, Érika Ruth Melo.

O professor Marcelo Reges, que acompanhou a turma, destacou a importância da temática na formação acadêmica.

“A inclusão do debate de gênero nos cursos de licenciatura é fundamental, pois os professores são agentes essenciais no enfrentamento à violência contra as mulheres. A formação contribui para que esses profissionais promovam uma cultura de respeito e igualdade no ambiente escolar”, afirmou.

Para a estudante Maria Iasmin Costa Rhodem, a experiência também contribui para a trajetória acadêmica e profissional.

“A formação foi muito importante para ampliar meu olhar e fortalecer meu interesse em estudar a temática das mulheres dentro das Ciências Sociais, além de conhecer na prática como funciona esse trabalho”, relatou.

A iniciativa reforça o compromisso da SEMPI com a educação como ferramenta estratégica na prevenção da violência e na promoção da igualdade de gênero.

Tags: , ,

 
 

Leia Também