Ônibus Lilás realiza ações na comunidade Divinópolis, em União.

A coordenadoria de Estado de Polícias para as mulheres realizou os sérvios do Ônibus Lilás de assistência jurídica, psicossocial, realização de teste de covid-19, aids, sífilis, hepatite além da palestra de enfretamento à violência doméstica em parceria com a Prefeitura Municipal de União, na comunidade Divinópolis, na escola Unidade Escolar José Ricardo de Sousa.

Na solenidade de Abertura estiveram presentes a Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, Diretora de Articulação e Interinstitucional e Ações Temáticas, Lidiane César, Secretária de Assistência Social, Cecíla Irene, Secretária de Saúde, Elaine Melo, secretária de educação,  Francisca Castro, Assistente da defensoria pública, Lívio Cesar, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, Antônia Mara, Élia Pereira e Evanilza Rodriguez.

A coordenadora de Estado de Politicas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, na abertura destacou a importância da ação ser realizada em parceria com órgãos municipais e movimentos sindicais e além disso pontou sobre o ciclo de violência  doméstica “ o enfrentamento da violência acontece através do fortalecimento da rede e o que estamos fazendo aqui é justamente isso unindo forças para que a mulher quebre o ciclo de violência possa emponderar através autonomia econômica e ativando a rede. Temos os canais de acolhimento das vitimas que pode ser acionado 24 horas por dia além de ter uma casa de acolhimento para mulheres que sofrem ameaças Casa Abrigo Mulher Viva”. Destaca

“ Tá sendo de grande importância o ônibus lilás em Divinópolis , pois sabemos de muitos casos de violência na zona rural e muitas vezes as mulheres não fazem o boletim de ocorrência ou aciona a rede e com o ônibus podemos juntar os órgãos para oferecer os serviços de assistência jurídica, psicológica e informar como a lei maria da penha assiste as mulheres vítimas de violência” destaca Evanilza Rodriguez.

“ nós da secretária de Saúde estamos muito feliz com essa ação do ônibus está acontecendo de forma integrada na comunidade da zona rural do município de União  porque a mulher passa por um rede de atendimento que estimular a mulher romper a violência por saber que será assistida pelos órgãos “  pontua a secretária de saúde , Elaine Melo

“ a comunidade com o ônibus lilás está podendo tirar dúvidas com a defensoria, psicólogas sobre diversas situações do dia a dia de violência e não sabe com proceder e isso só possível devido ao ônibus Lilás. Isso é muito importante para o despertar para romper a violência doméstica” afirmou a vereadora e sindicalista, Evanilza Rodriguez.

Foram beneficiadas 96 mulheres da zona rural nos serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica tendo atendimento psicológico do CRAS e CREAS, atualização do cadastro do bolsa família, emissão da carteira do idoso, atendimento jurídico com a Defensoria Pública além de terem participado da palestra Lei Maria da Penha ministrada pela Secretária Executiva da Coordenadoria de Mulher do Tribunal de justiça, Leina Mônica, Psicóloga Dryelle e vereadora Evanlza Rodriguez (Nilza ). Além disso, teve a realização de esquete de enfretamento à violência doméstica conduzida pela assessora de secretária Adriana Kelly. “ por conta da pandemia tivemos que fazer uma ação bem planejada para não ter aglomerações e as mulheres possam ter acesso aos serviços e mais conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, portanto, ficamos feliz que na nossa comunidade forma fortalecida pela ação do ônibus lilás “ .