Ônibus Lilás está no município de Picos

Na quarta-feira (20),  a Coordenadoria de Estado de Políticas para as mulheres, ofereceu os serviços do Ônibus Lilás no município Picos, na Escola Avelino Araújo, beneficiando as mulheres da localidade Valparaíso, beneficiando mais de 200 mulheres da região.

Na solenidade de abertura estiveram presentes a vice-prefeita, Xandú Néri, vereador Wellington Dantas, coordenadora da Mulher de Picos, Kamilla Santos, representante do projeto semiariodo , Zezé Oliveira, Coordenadora do Polo de Picos da FETAG Joelma Veloso, Superintendência de Direitos Humanos da SASC, Isabel da Silva, Coordenadora da Casa Abrigo, Ana Cleide, Diretora de Ações Temáticas Interinstitucional, Lidiane César e equipe da CEPM

A defensora pública, Gilmara Pessoa, destaca a importância dos serviços de enfretamento à violência doméstica está atuando mais próxima da comunidade, “ estamos no ônibus lilás prestando serviços de forma gratuita par as mulheres orientando e educando as mulheres para lutar pelos seus direitos. As mulheres vitimas de violência doméstica devem procurar a defensoria pública para defender os seus direitos , pois prestamos assessoria jurídica para essa mulher. A mulher pode requere medidas protéticas através da defensoria pública para coibir a violência sofrida, por isso é importante ações como esta para que possamos deixar ciente a mulher todos seus direitos.”

“  Essa passagem do ônibus lilás pelo município permitirá que muitas mulheres desperte para o enfretamento à violência doméstica. Isso beneficiará as mulheres não somente hoje mas ao longo do ano através da procura dos serviços da rede de enfretamento à violência doméstica.” Pontuou a Secretária de Assistência Social, Lorena Lima.

A representando do Tribunal de Justiça, Samilia Oliveira, declara  que “ levar a informação para as mulheres que moram distantes dos centro permite que essa mulher consiga identificar a sua situação de violência e busque ajuda com a rede de apoio. É importante que as mulheres denuncie a violência para que possamos ajuda-la e possam voltar sentir-se empoderada e fortalecida.

“ parabenizamos o Governo de Estado por essa iniciativa e  por contemplar o nosso município em uma ação tão importante e também a  parceria com  a prefeitura, pois é um trabalho muito importante para o enfrentamento à violência doméstica e principalmente para que as mulheres tomem consciência dos tipos de violência e sabiam que não estão sozinhas e através do ônibus lilás é um grande passo para  que saibam dos serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica” declarou a vice-prefeita, Xandú Néri

“ Essa palestra sobre violência me fez lembrar as violências que sofri e que as mulheres que conheço já sofreram também  e isso é muito importante saber das experiência da violência à solução , pois eu só tive coragem de falar quando meu marido morreu e se fosse hoje eu teria denunciado a violência, mas naquela época eu tinha medo e hoje eu tento dizer denuncia esse homem  e não deixa passar nada/’ declarou a moradora da comunidade Joana Silva de 59 anos .