Nupevid/MPPI e Casa de Zabelê lançam campanha voltada para ações de proteção e defesa dos direitos das mulheres

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), composto pelas 5ª e 10ª Promotorias de Justiça de Teresina, e a Casa de Zabelê, com apoio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), realizaram, na última terça-feira (09), no auditório do MPPI na sede Leste, o lançamento da campanha “Acolher e proteger mulheres em situação de violência: assim a gente faz a diferença!”.

A campanha busca dar visibilidade às ações desenvolvidas pela Casa de Zabelê no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, em especial às iniciativas de proteção à mulher. “Essa é uma campanha de suma importância, pois dará visibilidade para o trabalho desenvolvido em prol da defesa das mulheres. O Ministério Público seguirá de portas abertas no sentido de fomentar, por meio de ações como essa, a garantia de direitos”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura.

Ainda durante o lançamento, foi apresentada a mascote “Sol”. Inspirada no girassol, a personagem terá o propósito de humanizar a mensagem da campanha, conectando-se ao lema da Casa: “protegendo vidas, florescendo esperança”.

“Nossa intenção é que essa campanha fortaleça o trabalho da Casa de Zabelê. Essa campanha é, então, um primeiro passo para aprimorar a Rede de Apoio, como também uma forma de mostrar para a sociedade a importância de iniciativas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, em especial das meninas, e a mudança que isso proporciona na vida desse público”, disse a titular da 5ª PJ, Luísa Lacerda.

A coordenadora do NUPEVID, Amparo Paz, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre espaços de acolhimento à mulher. “É uma enorme satisfação para o nosso Núcleo essa campanha, porque isso só vem para corroborar com o nosso trabalho na prevenção e acolhimento de toda e qualquer mulher em situação de violência. Essa campanha vai dar visibilidade à Rede de Apoio, reforçar a importância desses espaços e, com isso, auxiliar alguém em situação de violência”, comentou.

Ao longo de 25 anos, a Zabelê já atendeu 3.298 crianças e adolescentes. Atualmente, a Casa possui três núcleos de atendimento: o de Atendimento Direto, para a faixa etária de 07 a 17 anos e onze meses; o de Dança, para a faixa etária de 13 a 17 anos e onze meses; e o Núcleo da Profissionalização de Moda e Serigrafia, para adolescentes de 15 a 17 anos e onze meses. Além destes, a Casa também possui o Grupo de Convivência com as Famílias, Acompanhamento Escolar e o Núcleo da Produção e Comercialização, a Zabelê Moda

Histórico de criação da Casa de Zabelê

A ideia de implantar a casa surgiu em 1994, frente à situação de violência imposta às crianças e adolescentes do sexo feminino que eram exploradas sexualmente nas principais praças de Teresina. Em 29 de agosto de 1996, a Casa de Zabelê foi aberta ao público, sendo fruto de uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Teresina e a Ação Social Arquidiocesana. Atualmente, a ASA tem a responsabilidade de coordenar o serviço, e a Prefeitura Municipal de Teresina financia as ações.