Secretária da Mulher participa do Encontro da Mulher Municipalista da APPM

Nesta segunda-feira (20), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou do Encontro da Mulher Municipalista da APPM. O evento teve a participação de 30 prefeitas mulheres do Estado do Piauí, que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres nos municípios. O Movimento Mulheres Municipalistas é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Foi lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou as ações desenvolvidas no Março Mulher e a importância dos municípios criarem os Organismos de Políticas para as Mulheres visando fortalecer as políticas para as mulheres, ” é importante os municípios terem os Organismos de Políticas para as mulheres para que possam fortalecer as ações e projetos para as mulheres no território. A Casa da Mulher Brasileira por exemplo um dos critérios para o município ser a sede é ter uma OPM e tem outros editais que segue critérios similares.Queremos construir em mais dois municípios a Casa da Mulher Brasileira em Floriano e Parnaíba e precisamo desse fortalecimento das políticas para que os municípios sejam contemplados com as ações. Esse momento é de suma importância para todas nós de articular as políticas e sensibilização das gestões de trabalharmos de forma integrada” pontua a gestoras.

No encontro, o presidente Toninho e as representantes do Colegiado  inaugurarão  a Sala do Conselho da Mulher Municipalista, um espaço pensado para atender as governantes municipais e que pretende contribuir com o fomento dos debates e do fortalecimento da presença da mulher em todos os espaços.