Secretaria da Mulher realiza projeto Ei Mermã, Vamos Nas Escolas , no bairro Direceu.

A Secretaria das Mulheres do Piauí- SEMPI em parceria com a Secretaria de Educação- SEDUC realizaram o Projeto Ei Mermã, Vamos Nas Escolas, nos dias 14 e 15 de Abril, Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, com os 50 profissionais da Instituição que vai desde professores e a equipe multidisciplinar da instituição. O programa capacitará também os profissionais da 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí.
O projeto Ei Mermã, Vamos Nas Escolas, foi ministrado pela equipe da Secretaria das Mulheres do Piauí, que visa promover, de maneira interativa e em linguagem simples, o questionamento das normas sociais geradoras das desigualdades entre homens e mulheres e das violências que resultam dessas desigualdades. A abordagem foi participativa e lúdica, com os professores que permitiu desenvolver reflexões e mudanças de comportamentos.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destacou que o “Vamos nas Escolas é um projeto voltado para o enfretamento da violência contra as meninas e mulheres e aconteceu nesse final de semana na Escola Didácio, onde vamos pautar com os profissionais daquele espaço as relações de poder, masculinidade tóxica, racismo, ou seja, serão várias oficinas que vai acontecer no Estado todo e as 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí. Temos esse projeto piloto que vai criar essa cultura de paz nas escolas para que tenhamos relações mais harmoniosas com respeito e igualdade. Teremos ainda 3 momentos desse projeto que trabalhará outras dimensões da ferramenta que vem do Banco Mundial e permitirá uma análise voltada para as escolas.
A diretora Institucional e Ações Temáticas, Ianara Evangelista pontua “Estamos executando esse projeto piloto com todos os profissionais da escola e teremos mais dois momentos para aprofundar a ferramenta. A intensão é formar os profissionais da escola para que fiquem aptos a perceberem situações de violência para que possam descontruir no ambiente escolar. A ferramenta está sendo adaptada para refletir assuntos da masculinidade tóxica à violência de gênero.
O participante da oficina o professor Jailson Jaime, que tem 14 anos na profissão destacou “ está sendo positivo refletir assuntos tão importantes na sociedade relacionado ao gênero e que muitas vezes não temos esse espaço e tempo de refletir junto com os colegas de profissão para criamos ações que possam prevenir a violência contra a mulher desde a escola e também ao fazemos a oficina assumimos esse compromisso de sermos multiplicador da ferramenta.”
A diretora e professora da Escola Didácio Silva, Maria do Desterro destacou que “ somos uma escola de tempo integral de ensino médio, que atende quase 700 alunos e que possui 54 profissionais e recebe essa proposta de formação de enfrentamento à violência contra as mulheres através de dinâmicas lúdicas, participativa que provoca reflexões de transformação para o ambiente escolar. Somos uma escola que estimula alunos, professores e a equipe da escola a pensar boas práticas de respeito dentro e fora da escola e essa ferramenta trabalha isso também, integração com os pais e sociedade através de discussão de assuntos, que levam a prevenção de qualquer tipo de violência”.
O projeto Ei Mermã, Vamos Nas Escolas está sendo desenvolvido a partir da Ferramenta Vamos, que visa construir um modelo de sociedade através da equidade nos espaços para que os profissionais da educação que participam da formação possam replicar as oficinas fazendo adaptações para a realidade do lugar. As escolas contempladas com essa capacitação serão de tempo integral do estado com disponibilização do livro da Ferramenta VAMOS!.