A Secretária das Mulheres participa do Encotro Regional do Conselho Nacional de Assistência Social

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa esteve na mesa de abertura do evento da Regional do Conselho Nacional de Assistência Social, em conjunto com a secretária de Assistência Social, Regina Sousa, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS, Margareth Alves, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome do Brasil, André Quintão e outras autoridades
A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância das mulheres serem escutadas a partir das necessidades territorial para construir e desenvolver as políticas de assistência social “essa atividade que reuni todas as conselheiras e as assistentes sócias do nordeste para discutir a participação da sociedade no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do controle social porque só conseguimos efetivar as políticas quando chegamos na sociedade e nas pessoas mais vulneráveis. Estamos com a secretária da assistência social, Regina Sousa e o representante do Ministério, André e teremos o próprio ministro para articular”.

A presidente do Conselho Nacional das Assistencial Social (CNAS), Margareth Alves Dallaruvera, reforçou à importância da retomada das conferências para discutir sobre o fortalecimento do SUAS, como política pública. “É um reencontro com o Sistema Único da Assistência Social, de fortalecimento dessa política pública e de discutir os rumos do controle social, assim também como sobre a necessidade de um olhar mais atento aos trabalhadores”, avaliou.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta quarta-feira (26), em Teresina, da reunião Regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O chefe do MDS destacou a importância da retomada das discussões sobre as políticas sociais no país.

André Quintão, secretário Nacional de Assistência Social do MDS, enfatizou a importância da volta da participação de todos os segmentos envolvidos no SUAS e na formulação de propostas coletivas para melhorar o serviço prestado à população. “Esse momento de reconstrução exige da parte do governo federal a retomada de repasse financeiro para estados e municípios em dia, mas exige também a participação dos conteúdos das políticas públicas, como identificar as particularidades de cada município, de cada região. Isso é muito importante”, pontuou André Quintão.
Realizado nos dias 26 e 27 de abril, o encontro dos conselhos estaduais de assistência social da região nordeste tem como objetivo a mobilização para a realização da Conferência Nacional 2023, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, focado nas questões de controle social do SUAS.