A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, em parceria com o Ministério das Mulheres realizaram o lançamento da Marcha Contra a Misoginia e Feminicídio, na sede da SEMPI, para Rede de Atendimento ás Mulheres em Situação de Volência, Organismos de Políticas para as Mulheres e Socidade Cívil. O objetivo é enfrentrar os discursos de ódio contra a mulher que fortalecem a violência contra e o feminicídio.
A diretora de Defesa Social da SSP/Pi, Coronela Elizete, destacou que a marcha é uma ação nacional interligada com todos os órgãos que trabalham a prevenção da violência contra a mulher, “Aqui no Estado do Piauí temos a Secretaria das Mulheres que está fazendo essa mobilização da campanha tanto para a Rede quanto para sociedade civil e esse momento é super importante porque estamos falando da misoginia que está inserida em todas as etapas da violência e seu estágio mais forte é o feminicídio por isso que temos que está constantemente levando pra mídia e sociedade às diversas estratégias de prevenção ao feminicídio que só é possível enfrentar junto com todos os órgãos e sociedade cívi. Essa corrida de rua vai chamar muita atenção das mulheres para não silenciar a violência e conseguimos levar o atendimento da Rede de Proteção antes que a violência fique mais intensa, pois nosso papel é prevenir a violência também.”
A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa pontua “ lançamos a Marcha Contra a Misioginia e Feminicídio com a representação de várias instituições, sociedade civil e a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, tendo um momento que dialogamos sobre o ódio à mulher que se reflete na maioria dos femincídios, por isso a raiz da transformação é enfrentar a misoginia.Temos que avançar na sociedade para termos mais respeito as mulheres, para que tenham mais espaços na sociedade sem necessariamente estarem sofrendo violência institucional ou vários tipos de violência. A Marcha é uma proposta do Ministério das Mulheres, que vai acontecer em todos os estados , com audiência pública e no Piauí estamos nesse sentindo marchando em audiências públicas em vários municípios junto as câmeras municipais de Teresina, Parnaíba, Picos. Também dialogando onde temos OPMs e construindo ferramentas que possam consolidar o enfrentamento da violência contra a mulher.”
A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou “ Nós estamos nessa campanha contra a misoginia e quero parabenizar a Secretaria da Mulher pelo lançamento da campanha no estado . Ela é muito importante estratégica para o Ministério e temos ela como uma dos principais eixos de luta porque precisamos acabar com o feminicídio, violência sexual de meninas e mulheres e nós precisamos acabar com a violência política de gênero mas isso só é possível se nós enfrentarmos o ódio contra ás mulheres. A misoginia é o ódio que discrimina, violenta, humilha, que assédia, autoriza e que tem aumentado muito a violência contra as mulheres. Também precisamo enfrentar o movimento marchoesfera que está na internet, nas redes socias que estão propagando o ódio contra as mulheres. Eles tem 35 milhões de seguidores, 80 canais de distribuição desse conteúdo e o pior eles lucram e temos lutado contra isso.”
Durante a Marcha do Feminicídio no Piauí serão realizadas várias ações em parceria com a Rede de Atendimento ás Mulheres em Situação de Violência, sociedade cívil e Organismos de Políticas para as Mulheres. Uma das ações acontecerá no dia 27 de maio, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com uma corrida acontecendo em Teresina e em 26 município ao mesmo tempo a corrida contra o feminicídio. Em Teresina a ação será a partir das 6 horas, no espaço Potycabana, com a destruição dos kits de corrida e prevenção à violência e nos municípios será divulgada por cada OPMs os locais da ação.