O governo do Piauí, através da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, lança a inscrição da Corrida Ei Mermã, Contra o Feminicídio, em Teresina, que também faz parte da Marcha
Contra a Misoginia e o Feminicídio. A corrida acontece no 27 de maio, dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com concentração 6:30h, na Nova Potycabana com largada às 7h. Ação também irá acontecer nos municípios que tem Organismos de Políticas para as Mulheres, os quais irão desenvolver ações de enfrentamento a misoginia e ao femincídio.
Segundo, a Lei n°13.104/2015, o feminicídio é a palavra usada para definir o homicídio de mulheres cometido em razão do gênero ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher, e está diretamente relacionada à violência doméstica e familiar qualificada e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas de 12 a 30 anos.
De acordo com a Secretaria de Segurança e o Laboratório Elas Viva Lab de Enfrentamento à Violência Doméstica no Piauí, foram de janeiro a março 7 feminicidios, sendo 1 em Teresina e 6 no interior. Portanto, a Corrida Contra o Feminicídio visa chamar atenção da sociedade civil para a importância da quebrar do ciclo de violência e o enfrentamento à misoginia, que significa o ódio às mulheres, que remete ao femincídio. Durante o evento, as/ os participantes receberam o kit corrida e o kit enfrentamento ao feminicídio. O kit corrida: camiseta, número de inscrição, boné e squezee e o kit feminicídio: informativos com os tipos de violência contra a mulher, os canais de atendimento ás mulheres em situação de violência doméstica.
A atividade ainda destaca o enfrentamento à LGBTfobia, em alusão ao dia 17 de maio, Dia Internacional contra LGBTfobia. A LGBTfobia se refere a todo e qualquer tipo de intolerância e aversão às pessoas que não são heterossexuais (pessoa que se sente atraída e se relaciona com pessoas do sexo oposto) e cisgêneras (indivíduo que se identifica em todos os aspectos, com o seu “gênero de nascença”).
Na segunda edição da Corrida Ei Mermã, Contra o Feminicídio, serão disponíveis categorias específicas para jovens, de 14 a 17 anos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, autistas master e mulheres e homens com + de 60 anos. As inscrições são gratuitas e para participar basta fazer a inscrinção online que ficará disponível até o dia 20 de maio de 2023 nas plataforma de comunicação do Estado. O Percurso acontecerá da Nova Potycabana, segundo pela av. Raul Lopes no sentido da ponte Wall Ferra, retornando pela rotatória do Monumento “Negros Mercadores”, e finaliza no palco principal da Nova Potycabana com atividades culturais. As/os 5 primieras/os colocadas/os serão premiados durante o evento e além disso, todos os participantes receberão medalhas simbólicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A II corrida Ei Mermã, Contra o Feminicídio está sendo construída em parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogras e Fomento ao Lazer- (CENDFOL) , Política Militar, Secretaria de Educação-SEDUC, STRANS, Secretaria de Saúde-SESAPI, Secretaria de Segurança-SSP, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça-TJ, Secretaria de Estado dos Esportes (SECEPI) , Organismos de Políticas para as Mulheres, representantes da sociedade civil atráves do Conselho Estadual de Defesa das Mulheres.
REGULAMENTO E INSCRIÇÃO