Casa da Mulher Brasileira é lançada em Parnaíba, no Piauí

Nesta sexta-feira (5), o Ministério das Mulheres esteve em Teresina, no Piauí para participar do anúncio da segunda Casa da Mulher Brasileira no estado, localizada no município de Parnaíba, a 380 km da capital. O anúncio foi realizado durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para a implementação da Casa, em uma parceria entre o MJSP, por meio do Pronasci, e o Ministério das Mulheres (MMulheres), por meio do programa Mulher, Viver sem Violência. Destinada à assistência de mulheres vítimas de violência, a estrutura contempla serviços de acolhimento, triagem, alojamento, passagem, apoio psicossocial e jurídico e promoção de autonomia econômica, além de brinquedoteca para as crianças.

Ellen Costa, coordenadora-geral do Ligue 180 e representante, no evento, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que o Ministério das Mulheres vem desenvolvendo diversas parcerias com o MJSP. “Trabalhamos com a prevenção e o enfrentamento ao feminicídio. Ele se tornou uma luta política e urgente do presidente Lula. Precisamos enfrentar o desprezo e o ódio às mulheres. Passadas as trevas, estamos, agora, em um momento de luz. E temos ferramentas e compromissos para avançar nessa luta”, confirmou. 

O ministro Flávio Dino afirmou que o governo federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública estão ampliando parcerias e, neste sentido, possuem recursos da ordem de R$ 80 milhões destinados ao Piauí, pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. “Além disso, estamos entregando viaturas do Pronasci para as delegacias da Mulher e patrulhas Maria da Penha. E estamos entregando armamentos, também, para essas unidades. Desejamos que não seja necessário usar o poder coercitivo do estado, mas, às vezes é, por isso estamos também apoiando estas estruturas das polícias do Piauí. E, ainda, assinamos, com o Ministério das Mulheres, um programa conjunto, como a Casa da Mulher Brasileira, que está sendo construída em Teresina. E essa, que entregamos hoje, no município de Parnaíba, no valor de R$ 8 milhões”, disse.

“O ato de hoje representa a volta de um Brasil que tem um governo central que trabalha alinhado aos estados e municípios”, complementou Wellington Dias, ministro de Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, que também participou do lançamento, assim como Rafael Fonteles, governador do Piauí, e a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio, entre outras autoridades.

Já a secretária das Mulheres do estado do Piauí, Zenaide Lustosa, afirmou que o programa fortalece as mulheres piauienses e o enfrentamento à violência contra elas. “Todos vocês estão aqui construindo com a gente a Casa da Mulher Brasileira, em Parnaíba. É uma junção de forças”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública,

fonte: Ministério da Mulher

 
 

Leia Também