SEMPI participa do Seminário Estadual de Assistência Social

A Secretaria de Estado para Mulheres – SEMPI participou do Seminário Estadual de Assistência Social: o Cadastro Único e as Políticas Sociais. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc) e encerra-se nesta sexta-feira (12). O objetivo é discutir sobre programas socioassistenciais e de transferência de renda.

A assessora técnica da SEMPI, Carla Sandra, que também é assistente social, participa do evento desde ontem e destacou como alguns dos principais pontos de discussão as novidades, compartilhadas pelos técnicos do Governo Federal, em relação ao Cadastro Único (CadÚnico) e ao programa Bolsa Família. “Sabemos a importância que é a SEMPI participar desse debate, pois as mulheres são as principais beneficiárias dos dois programas”, disse.

De acordo com a gerente do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência da Sasc, Silvana Ramos, a prioridade “é reunir os técnicos da Sasc responsáveis pelo desenvolvimento desses programas com todos os gestores municipais do estado”. Ela explica que basicamente são as pessoas responsáveis pelo gerenciamento da assistência social nos municípios e quem está à frente dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, salientou a importância do papel das mulheres nos programas de transferência de renda. “No CadÚnico, sempre orientamos que o responsável familiar seja a mulher, porque existem pesquisas que demonstram que elas têm esse cuidado maior em utilizar o recurso aplicando-o à própria família”, disse.

Na programação de hoje, ainda teve a mesa-redonda “Programas e Ações voltadas para crianças e adolescentes: Primeira Infância, Piauí Acolhe e Serviço de Convivência”, cujo objetivo é discutir não apenas esses programas cujo foco são essas faixas etárias, mas também o CadÚnico para crianças e adolescentes e o programa Criança Feliz.

Tags: , ,

 
 

Leia Também