SEMPI entrega kits do projeto Dignidade Menstrual no interior do estado

A Secretaria de Estado de Mulheres – SEMPI realizou a entrega de kits do projeto Dignidade Menstrual no interior do estado nesta semana. A assessora especial do governo, Nayara Costa, e a coordenadora de Saúde da Mulher da secretaria, Alinne Dalylla, visitaram os municípios de Queimada Nova, Paulistana, Picos, Sussuapara e Oeiras com esse propósito.

A distribuição do material foi feita na comunidade quilombola Tapuio, cuja liderança é Maria Rosalina, em Queimada Nova; na comunidade San Martins, em Paulistana; na Penitenciária Feminina Regional de Picos; e paras as Coordenadorias Municipais das Mulheres dos municípios de Picos, Sussuapara e Oeiras realizarem a entrega a mulheres em situação de vulnerabilidade social dos respectivos locais.

Em cada local, foram disponibilizados 60 kits. Além disso, foram realizadas rodas de conversa sobre higienização íntima, ISTs e saúde da mulher de forma geral. Na penitenciária de Picos, participaram 30 mulheres. Em Paulistana, na comunidade San Martins, havia representantes de outras cinco comunidades: Angical, Barro Vermelho, Chupeiro, Contente e Sombril, localidades que também receberão kits.

O projeto Dignidade Menstrual

O projeto Dignidade Menstrual surgiu a partir de provocação em âmbito nacional, quando em 2021, a Lei nº 14.214/2021, embora sancionada, recebeu o veto presidencial em relação à distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua.

Entendendo que esse é um problema palpável vivenciado pelas mulheres em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI criou o projeto cujo objetivo é coordenar ações de distribuição gratuita de absorventes para essas mulheres, no estado do Piauí, garantindo condições sanitárias mínimas e promovendo a inclusão social, a saúde e o bem-estar delas.

A secretaria fez a aquisição de 13 mil kits e realiza as ações em Teresina e no interior do estado, priorizando os municípios que têm Organismos de Política para Mulheres (OPMs). “Ao mesmo tempo que buscamos fortalecer as políticas públicas para as mulheres, entendemos que esses municípios têm autonomia para identificar as mulheres que são o público-alvo do projeto”, disse Adriana Ribeiro, gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero.

O projeto também tem uma dimensão educativa e de prevenção, pois dentre as ações, estão também rodas de conversa com as mulheres beneficiadas, de modo a levar informações sobre autocuidado, os exames médicos que as mulheres devem realizar periodicamente; assim como esclarecer dúvidas sobre a saúde da mulher, por exemplo, o modo correto de fazer a higienização íntima, como evitar a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre outros.

Dentre as comunidades que são público-alvo do Dignidade Menstrual estão as comunidades quilombolas e as indígenas, os assentamentos, as ocupações urbanas e as mulheres em situação de rua.

Tags: ,