Nesta terça-feira (27), a equipe da Sempi realiza a entrega de kits do projeto Dignidade Menstrual no município de Amarante e na comunidade quilombola Artur Passos, em Jerumenha. A secretaria fará rota por outros municípios até o final da semana: no dia 28, Valença será contemplada; no dia 29, recebem os itens do projeto a comunidade quilombola Olho D’Água dos Negros, de Esperantina, e a Secretaria da Mulher e da Diversidade de Gênero do município de Brasileira; e no dia 30, serão distribuídos os absorventes para a comunidade indígena Ypi Tabajara, de Piripiri.
A Sempi finaliza, nesta semana, a primeira etapa do projeto. Ao todo, 13 comunidades foram contempladas e 2.112 kits foram distribuídos em diferentes territórios de desenvolvimento do estado. O projeto Dignidade Menstrual tem como objetivo disponibilizar itens básicos de higiene, para uso durante o período menstrual, às mulheres em situação de vulnerabilidade social que não têm condições financeiras de adquiri-los.
Para a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero da Sempi, Adriana Ribeiro, essas mulheres deixam de participar da vida social pela falta de acesso a absorventes.Dentre as comunidades, municípios ou associações contemplados ao longo do projeto, além dos já mencionados, estão a Associação Parque Bom Futuro, Warao Indígenas Venezuelanas Casa de Passagem, Warao Indígenas Venezuelanas Piratinga, Warao Indígenas Venezuelanas CSU, Warao Indígenas Venezuelanas EMATER, a comunidade Porto do Designo e a Fazenda da Paz.