Sempi participa na construção de projeto da APPM para beneficiar mulheres

A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) participou de reunião promovida pelo Conselho da Mulher da Associação Piauiense dos Prefeitos e Municípios (APPM), nesta quarta-feira (28). A Sempi contribuiu para a construção do projeto “Juntos”, especificamente na elaboração das diretrizes estratégicas de desenvolvimento econômico e educacional. O projeto deve beneficiar cerca de 13 municípios.

“Estou fazendo a assessoria nesse projeto de desenvolvimento social e de renda para as mulheres. O projeto ainda não nasceu. A partir de hoje, ele vai começar a tomar corpo. Hoje, estamos reunidos com alguns órgãos do governo, alguns convidados, pessoas que podem impactar no desenvolvimento do projeto e a intenção é que essa construção seja de forma coletiva. As diretrizes do projeto, os objetivos e as conquistas que as mulheres terão a partir da execução dele, que visa dar melhor qualidade de vida, melhorar as condições de vida e o desenvolvimento social das famílias em suas localidades, com o foco centrado na mulher e no desenvolvimento do empreendedorismo feminino”, disse a assessora da APPM, Janaina Tavares.

A coordenadora de Educação e Cultura da Sempi, Erika Ruth Melo, destacou que com o diálogo entre Estado e prefeituras é possível levar políticas públicas aos vários territórios do Piauí. “Sugerimos que, paralelamente às capacitações oferecidas às mulheres, seja feita uma acolhida aos filhos delas, pois as mulheres têm uma sobrecarga de trabalho e deixam de participar desse tipo de atividade, pois não têm quem cuide das crianças delas”, disse Erika.

Outro ponto enfatizado pela coordenadora na construção do projeto foi o reforço na segurança para reduzir e impedir os casos de violência em relação às mulheres beneficiadas pelo projeto.