Secretária da Mulher participa do lançamento da Patrulha Maria da Penha em Piripiri

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da solenidade de implantação da Patrulha Maria da Penha. Na cerimônia, ocorre a entrega da viatura e o lançamento da Operação Pirifolia. O evento ocorreu na Praça da Bandeira, no centro de Piripiri. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi).

O objetivo é coibir a violência doméstica e intensificar a fiscalização das medidas protetivas. Além disso, o município desenvolve uma estratégia de prevenção à violência doméstica por meio da divulgação dos canais de denúncia.  O objetivo é coibir a violência doméstica.

Durante a solenidade, a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou o “Ei mermã, não se cale!”, canal de denúncia que funciona 24h, com atendimento psicossocial.

A prefeita do município, Jove Oliveira, expressou a satisfação em receber a estrutura do Governo do Estado. “Nós não temos um dia de paz na condição de mulher. O mundo não é seguro para nós. E quando a gente entende e percebe que o Governo do Estado está buscando medidas para nos proteger, eu certamente, como cidadã, na condição de mulher e na condição de prefeita, me sinto mais motivada a acreditar que nós podemos construir um mundo muito melhor, juntos e juntas. A Patrulha Maria da Penha devidamente instalada no município de Piripiri manda um recado para aqueles que queiram atropelar o que é correto, que é respeito por nós, mulheres”, disse a gestora.

O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Lopes destacou a importância da descentralização das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Ele enfatizou que já foi realizada capacitação com agentes de segurança pública de Piripiri.

“Estamos conseguindo pôr em prática a descentralização desse grande serviço, dessa grande ferramenta que nós temos, que é a Patrulha Maria da Penha. Tanto nas ações preventivas de crime contra a mulher, como também repressivas. Investimos na prevenção para que evitemos o crime, mas cada vez acontece tendo uma estrutura já preparada, pessoal treinado, qualificado, com as ferramentas adequadas e a Viatura Lilás que dá essa representatividade. Então, a primeira cidade do nosso comando a ser implantada é Piripiri”, disse.