A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realiza, nesta quarta-feira (2), o segundo encontro do projeto-piloto “Vamos nas escolas”, que visa capacitar profissionais da educação para o enfrentamento à violência de gênero.
A atividade ocorre no Ceti Didácio Silva, na zona Sudeste de Teresina, e vai beneficiar duas turmas, cada uma com cerca de 30 pessoas, entre professores, auxiliares administrativos, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e coordenadores pedagógicos.
“Esse projeto tem como objetivo promover qualificação multidisciplinar de gestores e gestoras, educadores e educadoras e demais profissionais que atuam no contexto escolar, considerando que a nossa atuação será nas escolas de tempo integral do Estado em estratégias de enfrentamento às diferenças de gênero e na promoção das igualdades”, explicou a diretora Institucional e de Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista.
Os conteúdos ministrados no curso são: “Poder e violência”, “Lei Maria da Penha”, “Rede de enfrentamento e rede de atendimento” e “Os efeitos da violência”.
A diretora da escola, Valdalia Maria da Silva Mateus, destaca que o Didácio Silva já desenvolve projetos com os alunos sobre violência, diversidade e racismo. Ela enfatizou que a cultura escolar é de respeito e tolerância com a diversidade sexual, étnica, religiosa e de gênero. “A importância de capacitar os profissionais é pelo aprofundamento, para que possamos ter um conteúdo a mais, como a questão das leis, da tolerância religiosa e da sexualidade”, ressaltou Valdalia.
Tags: VamosNasEscolas