A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) e do Centro de Referência Francisca Trindade participou de ação promovida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em alusão ao Agosto Lilás, nesta segunda-feira (21), na Casa de Custódia. O evento “Eles por elas” teve a participação de cerca de 250 internos dessa unidade prisional.
Os temas foram abordados em dois momentos: no primeiro, houve a apresentação da Lei Maria da Penha e do ciclo de violência; no segundo, teve uma roda de conversa sobre os pilares da comunicação não violenta. A coordenadora de Saúde da Mulher da Sempi, Gislandia Gonçalves, avaliou que a equipe foi recebida com respeito pelos internos e que a agenda foi muito positiva.
De acordo com Josy Brito, psicóloga do Centro de Referência, houve real envolvimento dos detentos na atividade. “Em determinado momento, eles começaram a solicitar [para falar], pedi que eles me interrompessem quando precisassem falar. O feedback foi muito bom, ouvi vários relatos e houve essa aproximação, tanto que pediram para que voltássemos. Então, acho que reverberou, pelo menos, uma reflexão: ‘se eu estou aqui enquanto agressor, como é que a partir de agora eu me percebo nessa configuração da não violência?’”, disse Josy.
Institucionalmente, o Agosto Lilás é o mês de enfrentamento à violência contra a mulher. As técnicas da secretaria enfatizaram que é importante realizar esse trabalho com homens que estão no sistema prisional, entendendo que muitos deles estão ali como agressores de mulheres.
Tags: AgostoLilás