Lula vem ao Piauí lançar Brasil sem Fome e Novo PAC

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da cerimônia de lançamento do programa Brasil sem Fome e do Novo Pac, que ocorreu nesta quinta-feira (31), no Centro de Convenções.

O Governo Federal lançou oficialmente os programas em Teresina. O presidente Lula, o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias e diversos outros ministros estiveram no Piauí em visita oficial para a solenidade. O estado foi escolhido para fazer o lançamento oficial devido ao seu histórico exitoso em relação às políticas públicas de combate à fome e à insegurança alimentar.

O objetivo do programa é retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU. O país tinha deixado de figurar nesse indicador das Nações Unidas em 2014, mas voltou a ter índices alarmantes de insegurança alimentar em 2022. Um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% de sua população enfrenta escassez crônica de alimentos.

De acordo com relatório da Rede Penssan sobre fome e insegurança alimentar no país, 33 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar no Brasil atualmente. As mais atingidas com esse problema social são as mulheres: 22% dos lares que sofrem com a fome no país são chefiados por mulheres que se autodeclaram pretas ou pardas e 13,5%, por mulheres brancas. 

Além do Brasil sem Fome, Lula também anunciou o Novo PAC, que prevê investimentos na ordem de R$1,7 trilhão no país. O Piauí receberá uma fatia de R$40,6 bilhões desse montante, recurso que será investido em nove eixos: educação, ciência e tecnologia; cidades sustentáveis; transporte eficiente e sustentável; transição e segurança energética; o programa Água para Todos; inclusão digital e conectividade; saúde; inovação para indústria da defesa; e infraestrutura social.

Tags: ,

 
 

Leia Também