Nesta semana, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) retoma os atendimentos de comunidades fora da cidade com as unidades móveis Ônibus Lilás. Para os dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, serão contemplados os municípios de Luzilândia, Barras, Cabeceiras e José de Freitas, respectivamente. As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O Ônibus Lilás tem como objetivo levar atendimento psicossocial e jurídico às mulheres do campo, indígenas, quilombolas, das águas e das florestas com foco no enfrentamento à violência doméstica.
Serão oferecidos também serviços de emissão de RG e de testagem rápida para HIV, sífilis, e hepatites B e C, além de vacinas contra a covid-19, febre amarela, tríplice viral e hepatite. Considerando que as áreas em que essas mulheres vivem são, em geral, mais isoladas dos centros urbanos, elas têm dificuldades de acessar alguns serviços públicos e informações. Portanto, são o público-alvo do projeto.
Durante o mês de outubro, a previsão é de que 15 municípios sejam beneficiados com as unidades móveis do Ônibus Lilás, nos territórios do Entre Rios, Cocais e Chapada das Mangabeiras.
Tags: ÔnibusLilás