A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou uma oficina de turbantes, nesta segunda-feira (16), com 10 mulheres que são pacientes oncológicas do Hospital Universitário. A ação é uma das atividades que a secretaria executa durante o Outubro Rosa.
Para a enfermeira Mariana Marques de Sousa, a ação foi inovadora. “Temos poucas parcerias. Trazer algo assim às nossas pacientes é dar alegria às nossas pacientes que, às vezes, estão passando por uma situação difícil. Hoje em dia, ter um diagnóstico de câncer não é fácil. Então, essa é uma oportunidade para melhorarmos a autoestima delas. Espero que a Sempi venha nos próximos anos, aliás, que venham sempre, não só por conta do Outubro Rosa, mas por outras oportunidades, para que outras mulheres que não estão aqui hoje possam participar”, disse.
A Sempi planeja realizar atividades futuramente no Hospital Universitário, principalmente atividades formativas e educativas voltadas para a saúde da mulher e o autocuidado. A coordenadora de Saúde da Sempi, Gislandia Gonçalves, destacou a importância desse tipo de atividade no processo de cura das mulheres. “Esse é um trabalho que tem impacto positivo na saúde das mulheres, visto que trabalha com autoestima, autoconfiança, tem um resultado positivo no tratamento e na cura da doença”, assinalou.
Uma das participantes da atividade foi Eudis Line. Ela achou a ação muito importante. “Já tive um caso na minha família, minha irmã. Graças a Deus ela se curou. Hoje, estou lutando com meu filho de 20 anos. Tenho toda a esperança que ele vai ficar bom também. Gostei muito de aprender a fazer um turbante”, afirmou.