Cerca de 30 gestoras participam de fórum de Políticas para Mulheres

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou o 3º Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para Mulheres nesta semana. Cerca de 30 gestoras dos municípios piauienses participaram, ou seja, quase o total dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) tiveram representações no fórum.

De acordo com mapeamento da Sempi, 32 municípios piauienses têm algum OPM, seja secretaria ou coordenadoria. Dentre os que enviaram representações para o fórum, estão: Teresina, Oeiras, Pedro II, Palmeirais, São Braz, José de Freitas, São Raimundo Nonato, Cocal, Dom Inocêncio, Sussuapara, Brasileira e Monsenhor Gil.

Durante a programação, houve apresentações do Ministério das Mulheres, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP) e da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), além de uma roda de diálogo entre os principais atores da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. 

Ana Patrícia Silva de Oliveira é assistente social e atualmente é assessora de Planejamento e Monitoramento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina. Ela destacou que eventos como o fórum permitem que as gestoras conheçam a realidade de outros territórios. “Podemos partilhar nossas dificuldades, saber em que essas dificuldades convergem ou o que pode ser melhorado a partir das experiências de outros municípios”, disse Ana Patrícia.

Erika Maria Bastos de Melo, que representou a Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres de Oeiras, também destacou a importância desse compartilhamento de informações e como as experiências de um município podem servir de inspiração para outros na elaboração e adaptação das políticas às realidades locais. Ela também afirmou que se sentiu estimulada com a perspectiva anunciada pelo Ministério das Mulheres, durante o evento, de editais eminentes. “Teremos editais que beneficiarão as OPMs dos municípios menores, da região, tanto capital como interior. Então, isso nos estimula cada vez mais, o fato de sabermos que teremos esses editais”, disse Erika.

 
 

Leia Também