Sempi debate saúde mental na 4º Conferência Estadual de Juventude

A diretora Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), Ianara Evangelista, integrou uma das mesas temáticas da 4ª Conferência Estadual de Juventude. Com tema “Jovens e saúde mental em tempo de mudanças: fatores de risco e proteção”, a mesa foi uma das conferências simultâneas da tarde de sábado (21).

A atividade está relacionada ao eixo temático 5, direito à saúde, a partir do que estabelece o Estatuto da Juventude. O evento ocorreu no Centro de Formação da Fetag. De acordo com a organização, 254 delegados se inscreveram, dos quais foram eleitos 20 para a etapa nacional. 

Os demais eixos discutidos durante o evento foram: direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; direito à educação; direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; direito à diversidade e à igualdade; direito à cultura; direito à comunicação e à liberdade de expressão; direito ao desporto e ao lazer; direito ao território e à mobilidade; direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; direito à segurança pública e ao acesso à justica; e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

“Abordamos a necessidade da juventude buscar o autoconhecimento, sobretudo em relação a suas emoções e, a partir disso, traçar o seu projeto de vida. É importante destacar que ela não irá fazer isso sozinha, mas com o suporte da escola. Porque é a partir dessas definições mais básicas que o jovem e a jovem podem estabelecer metas, no médio e longo prazo, para sua vida”, disse Ianara.

 
 

Leia Também