A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) recebeu na manhã desta quarta-feira (8), a turma de psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho. A visita faz parte do programa de estudos da disciplina de Políticas Públicas, que tem como objetivo proporcionar aos alunos um contato direto com a realidade do setor público e entender o funcionamento de instituições governamentais.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela Sempi no atendimento e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. A secretária da Sempi, Zenaide Lustosa, destacou a importância desse diálogo entre a secretaria e as universidades para fortalecer as políticas de Estado. “É muito importante ter esse diálogo com as universidades para que a gente possa construir e fortalecer coletivamente as políticas de Estado”, afirmou Zenaide Lustosa.
A professora Samila Marques, responsável pela disciplina, explicou que a visita à Sempi é uma oportunidade para os alunos compreenderem o funcionamento do setor público e o impacto do trabalho da secretaria na sociedade. “Queremos entender como ela se organiza, os projetos que ela realiza e, principalmente, o impacto que o trabalho da secretaria tem na sociedade, sobretudo no que se refere à violência doméstica”, disse a professora.
Os acadêmicos também ressaltaram a importância da visita para a formação profissional. Vivian Brito, aluna do 4º período do curso de Psicologia, enfatizou a diferença entre teoria e prática. “Ainda que a gente tenha muito conhecimento acadêmico, a teoria é uma e a prática é outra. Então trazer a gente para essa realidade contribui grandemente para os futuros psicólogos que atuarão diretamente nessa realidade”, afirmou Vivian Brito.
Essa visita à Sempi é uma iniciativa que visa promover a interação entre a academia e as instituições públicas, fortalecendo o conhecimento e a formação dos futuros profissionais de psicologia. A Sempi continua aberta para parcerias e diálogos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas em prol das mulheres no Piauí.