Protocolo “Ei, mermã, não se cale!” chega ao Festival GiraSol

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) levaram, na noite desta terça-feira, dia 7, a formação do protocolo “Ei, mermã, não se cale!” para a equipe do renomado Festival GiraSol, que será realizado nos dias 10 e 11 de novembro em Teresina. A Sempi estará presente no Festival com um tenda de acolhimento, onde será possível conversar com psicólogos e assistentes sociais.

Zenaide Lustosa, secretária da Sempi, reafirmou a importância das ações voltadas ao enfrentamento da violência como protocolo. Ela ainda pontuou que a capacitação é voltada também para grandes eventos, onde as pessoas podem fazer o acolhimento às mulheres que sofrem violência nesses espaços. “Vamos avançar em um Piauí sem misoginia, em um Piauí onde as mulheres possam viver, onde elas possam viver sem violência”, finalizou.

A Legião Segurança estará pela 2ª vez presente como a empresa oficial responsável pelo patrulhamento durante o festival. De acordo com Roberto Borges, diretor administrativo da Legião, a capacitação do protocolo chega como um atenuante a favor da proteção das mulheres. Ele prossegue: “Estamos fazendo essa qualificação para que a gente possa estar fazendo um trabalho de prevenção, diminuindo ou extinguindo totalmente a violência dentro do festival.”

O empresário Bruce Cordão, um dos organizadores do evento, agradeceu a presença da Secretaria e reafirmou seu compromisso com o bem-estar de todas as mulheres. Ele pontuou a necessidade de todos que irão participar do evento agirem com respeito.

Essa parceria é um reflexo do compromisso em criar ambientes seguros e acolhedores para as mulheres em bares, restaurantes e eventos da cidade. O protocolo é uma iniciativa que visa fortalecer a rede de proteção e apoio às vítimas de violência, oferecendo um canal direto de comunicação pelo WhatsApp, com o número 0800 000 1673, onde as mulheres podem buscar auxílio, denunciar situações de assédio ou violência, e obter informações sobre seus direitos.

O Festival GiraSol, ao aderir a esse protocolo, demonstra seu comprometimento em promover um ambiente mais seguro e inclusivo, onde todas as mulheres possam desfrutar de seus eventos com tranquilidade. A SEMPI e a SSP reafirmam seu compromisso em continuar expandindo essa iniciativa para outros espaços, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o respeito e a segurança das mulheres sejam prioridades.

 
 

Leia Também