Nesta quarta-feira (8), a Secretária de Estado do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, juntamente com outros representantes governamentais e líderes de coletivos da sociedade civil, da posse do Conselho LGBTQIAPN+ do Piauí. Foram eleitos 12 representantes da sociedade civil e 8 do setor público.
A secretária de Assistência Social, Regina Sousa, destacou que os conselhos são os olhos da sociedade nas questões sociais e administrativas. De acordo com ela, “o governo participa das decisões, mas a força tem que ser da sociedade, como fiscalizar e propor”.
Já o coordenador do coletivo Caroá e membro do Conselho, Cláudio Neto, pontuou que ocupar a cadeira é uma garantia de estarem lutando pelos direitos da população, bem como a necessidade de que a política que é feita na Capital chegue ao interior do Estado. “Os direitos da nossa população LGBTQIAPN+ são silenciados, muitas vezes não são garantidos. Que possamos estar juntos ao governo estadual lutando e mostrando que estamos organizados.
Zenaide Lustosa, Secretária das Mulheres, destacou a importância das mulheres LBTs terem o seu protagonismo nas pautas. Da Diretoria Institucional e Ações Temáticas, participaram Ianara Evangelista como titular e a coordenadora de diversidade, Mariana Arouche, como suplente.
Joseane Borges, Diretora de Promoção da Cidadania LGBT da SASC, declarou que esse é um momento muito importante porque é o recomeço de uma luta que o movimento social vem buscando no Estado, e que a sociedade civil estava se sentindo muito acuada por não ter esse conselho reativado. “Nós temos aqui entidades que atuam de Norte a Sul do Estado, e que estão fazendo, com essa nova composição, toda uma gama de ações para que a gente promova a tão sonhada cidadania e direitos humanos da nossa população”, finalizou.
O recém-empossado Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ reúne o poder público e a sociedade civil, através de representantes comprometidos com a promoção da igualdade e diversidade. Esta diversidade de vozes e instituições reflete o firme compromisso do estado do Piauí com a promoção dos direitos e inclusão.