Sempi realiza o 3º momento formativo do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) promoveu na manhã desta quinta-feira (9), no Auditório da ATI em Teresina, uma mesa redonda com o tema: “Relações de gênero no trabalho: feminilidades e masculinidades no ambiente organizacional”, uma iniciativa do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da Sempi.

O sociólogo e palestrante da mesa, Weriques Sales, enfatizou a importância de refletir sobre a responsabilidade dos homens na desconstrução de processos de desigualdade e violência, especialmente nos espaços profissionais. Ele abordou a necessidade de envolver os homens na responsabilidade pela mudança e compreensão de como as masculinidades são moldadas por processos sociais que perpetuam desigualdades. “Precisamos trazer os homens para essa responsabilidade e entender como as masculinidades vêm de um processo social que funda essas desigualdades”, finalizou.

Luciana Farias, professora e palestrante da mesa, compartilhou dados de 2021 do Fórum Econômico Mundial – OXFAM, destacando a estimativa de mais de 257 anos para alcançar a verdadeira igualdade de gênero e a desigualdade salarial mesmo com as mulheres sendo 4,3% mais instruídas. A Diretora Institucional e Ações Temáticas, Inara Evangelista, enfatizou a intenção da Sempi em gerar reflexões sobre quem ocupa os espaços organizacionais, destacando a adesão das mulheres e a necessidade de compreender a baixa participação dos homens no programa.

A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforçou o compromisso em avançar na promoção da equidade de gênero no serviço público. Na ocasião, ela recordou o trágico caso de Janaína Bezerra, estudante de jornalismo da UFPI vítima de feminicídio no início do ano, estabelecendo uma conexão direta com o tema em discussão sobre misoginia e sua estreita relação com a desigualdade de gênero.

Maírla Kelly, que assistiu às palestras, ressaltou a masculinização persistente na sociedade, especialmente em setores de grande importância no mercado de trabalho, e a importância de discutir e quebrar os padrões sociais estabelecidos ao longo do tempo.

O evento proporcionou uma plataforma de discussão e reflexão significativa sobre as relações de gênero no ambiente de trabalho, buscando impulsionar mudanças e avanços rumo à equidade.

 
 

Leia Também