Sempi participa do 2º dia do X Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí – “Mulher, um gesto de coragem te faz forte”

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) participou do segundo dia do X Fórum Social sobre Drogas do Estado, promovido pela Fazenda da Paz. O evento, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí nesta sexta-feira (10), teve sua abertura conduzida por egressas e familiares do Programa Terapêutico da Comunidade Terapêutica Acolhedora, mediados por Wanessa Landre.

A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância da rede de apoio às mulheres usuárias de substâncias psicoativas durante o diálogo realizado no evento. De acordo com ela, “a Secretaria das Mulheres sozinha não consegue avançar. Então precisamos pensar em diálogo com outras secretarias”. Ao lado de outras autoridades, como o Coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendefol), Thiago Vasconcelos, e a vice-governadora do Estado, Regina Sousa, Zenaide participou de uma mesa que buscava refletir e construir estratégias de enfrentamento às drogas no Piauí.

A servidora da Sempi, Ronilce Maria, emocionou a todos ao compartilhar sua trajetória de superação e agradecer o apoio da Sempi. O fórum contou ainda com depoimentos impactantes, como o de Lismara Pinheiro, pessoa vivendo com HIV-Aids há 23 anos e livre de drogas há 13 anos.

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, enviou uma mensagem de vídeo destacando a força das mulheres e sua capacidade de reação. Durante o evento, foram discutidos desafios diários enfrentados pela Sempi no tocante às mulheres com dependência química, destacando a necessidade de trabalhar em rede.

Chico Lucas, secretário de segurança, apontou a relação entre violência contra as mulheres e drogas, ressaltando o álcool como um dos maiores responsáveis pela violência doméstica. O secretário de saúde, Antônio Luiz, mencionou a escassez de recursos para a saúde e o desafio de lidar com o aumento do consumo de drogas por mulheres.

A vice-governadora Regina Sousa encerrou a mesa temática destacando a importância da prevenção e compartilhando desafios, como os enfrentados pelo Centro Educacional Masculino, onde a maioria dos adolescentes têm vínculos com facções.

O Fórum se propôs a ser um espaço de reflexão e construção de estratégias para o enfrentamento às drogas no Piauí, e a Sempi reafirma seu compromisso em trabalhar conjuntamente para enfrentar esses desafios, especialmente no que diz respeito às mulheres em situação de vulnerabilidade.

 
 

Leia Também