Sempi apresenta resultados do programa de capacitação “Elas Seguras”

Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre) da Universidade Federal do Piauí, promoveu uma discussão para apresentar os resultados do programa “Elas Seguras”. Esse projeto, que capacitou seis turmas em três municípios do Estado, tem como objetivo oferecer um atendimento mais sensível e humanizado às mulheres por parte dos profissionais da segurança pública, considerando os aspectos de gênero e os diversos contextos sociais nos quais elas estão inseridas.

Os conteúdos programáticos abordam conceitos cruciais, como gênero e sua interseção com raça e classe, questões sobre masculinidades, violências e as barreiras enfrentadas pelas mulheres ao denunciar. Além disso, exploram as políticas de enfrentamento à violência de gênero, contemplando leis, serviços, a rede de atendimento e protocolos.

Para Roberta Mara Araújo, gerente de Enfrentamento da Sempi, esse momento foi fundamental. “Os resultados apresentados até agora nos fornecem indicações e sugestões importantes para avançarmos, gerando novas propostas para o combate à violência contra a mulher”, destaca.

A professora da UFPI e membra do Engendre, Bárbara Johas, coordena o projeto de capacitação em gênero, raça e sexualidade para os profissionais da segurança pública do Estado. O encontro de hoje marcou a entrega do produto final dessa capacitação. “Estamos entregando a última etapa, que consiste em uma avaliação do percurso que percorremos. Apresentamos lições aprendidas, informações coletadas e recomendações à Secretaria para novos projetos e parcerias, todos focados na capacitação dos agentes com ênfase nessa dimensão”, conclui Johas.

O projeto  abre caminho para formação de novos profissionais humanizados para atuar no enfrentamento à violência doméstica.

 
 

Leia Também