A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí realizará uma série de lives no Instagram para debater questões sobre a campanha “21 Dias de Ativismo” – pelo fim da violência doméstica, e a campanha “Piauí Sem Misoginia”. O destaque é a live marcada para amanhã, dia 22/11, às 11h, abordando o tema “Racismo Institucional”, em alusão ao dia da Consciência Negra. As próximas estão previstas para acontecerem nos dias 29/11 e 05/12, ambas também às 11h.
O debate da primeira live será realizada por Mariana Arouche, coordenadora de Diversidade da SEMPI, e Assunção Aguiar, Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC. O objetivo é um diálogo com a sociedade sobre as ações integradas do Estado em pró-equidade de gênero, enfrentamento ao racismo e empoderamento das mulheres, sobretudo as negras. A transmissão será feita pelo perfil @sempimulheres no Instagram.
O debate sobre o racismo institucional se torna ainda mais relevante em uma sociedade que enfrenta profundas raízes racistas. As instituições, por vezes, perpetuam e refletem esse problema, sendo essencial debatê-lo para promover mudanças e enfrentar tal realidade. Além disso, a misoginia, especialmente nos meios institucionais, é uma questão grave e de extrema importância. A SEMPI, voltada para o combate à violência contra as mulheres, reconhece a urgência de discutir essa temática, pois atinge diretamente as mulheres em diferentes esferas sociais.
Unindo esforços para conscientizar e transformar essa realidade, a Secretaria busca ampliar o diálogo, sensibilizar a sociedade e promover ações efetivas que contribuam para a construção de um ambiente mais justo e igualitário para todas as mulheres. Acompanhe as lives e participe desse importante debate.